Elfas Design

quarta-feira, julho 04, 2007

Anticoncepcional baratinho na farmácia!

Hoje, tem sido mais comum encontrar pessoas insatisfeitas com o governo Lula do que esperançosas. Sem discutir aqui posicionamentos políticos, devemos reconhecer que ao menos o Ministério da Saúde tem tomado boas iniciativas em relação ao trabalho de planejamento familiar.

Desde 25 de junho, anticoncepcionais femininos estão sendo vendidos nas Farmácias Populares e em estabelecimentos credenciados a preços até 90% mais baratos. Os tipos disponíveis são: pílulas de baixa dosagem (R$ 0,42 a cartela), contraceptivos injetáveis (R$ 1,24 a ampola de dose trimestral) e mini-pílulas para uso durante a lactação.

Para ter acesso ao benefício, a mulher deve apresentar receita médica e CPF. Detalhe importante: Quem possui plano de saúde também tem direito! Além disso, o governo federal anunciou que facilitará a realização de vasectomias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sabatinado pela Folha de São Paulo na semana passada, o ministro José Gomes Temporão afirmou que a pílula do dia seguinte também será utilizada.

Para que a população tenha acesso aos anticoncepcionais, há de se pensar também em dinamizar o atendimento médico (senão a gravidez chega antes da receita) e em políticas de comunicação que tornem as medidas preventivas verdadeiramente conhecidas!

postado por Tess Chamusca | 8:17 AM

1 Comentários:
Blogger Tess Chamusca disse...

Hoje pela manhã vi um busdoor sobre o programa de planejamento familiar do Ministério da Saúde. Temporão está jogando duro! Ah gente, os setores conservadores estão fazendo uma verdadeira campanha contra o ministro por conta disso. Manifestemos nosso apoio a ele, que tem sido uma pessoa muito lúcida: jose.temporao@saude.gov.br

09:03  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial