Elfas Design

quinta-feira, setembro 25, 2008

Bairros de Salvador terão Paradas da Diversidade


Paradas são sempre um babado. E não é só porque nelas se reúnem gays, lésbicas, travestis, transexuais, músculos (pêlos e uns quilinhos a mais no caso dos ursos), simpatizantes, perucas coloridas, plumas, paetês e mais uma renca de gente que não dá para categorizar.

Há uma série de questões (umas mais berrantes e outras mais sutis) que se tornam tema de debate: o (des)equilíbrio entre a ação política e a diversão, o apoio dado pelo governo, o direito de voz e o ato político que está inscrito na escolha em promover uma parada gay, GLBT ou da diversidade – os discursos habitando práticas que podem ser tão excludentes quanta a heteronormatividade.

Mas, acima de toda a discussão, creio que uma coisa é fato: a visibilidade que tal tipo de manifestação proporciona a essa parcela da sociedade que, em outras épocas, nem sonharia em expressar sua sexualidade. E nesse domingo, 28, quem vai as ruas celebrar a diferença é a comunidade da Cidade Baixa.

Com um roteiro que começa no Largo de Roma, a partir das 13 horas, e segue pela Avenida Caminho de Areia, passando pelo Largo do Papagaio, até chegar ao Largo da Ribeira, a I Parada da Diversidade da Cidade Baixa – Tod@s contra o preconceito e a homofobia vai debater a discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

A atividade é organizada pela Pro Homo – Associação de Defesa e Proteção dos Direitos de Homossexuais, através de seu núcleo de militância na região, e contará com a participação de bandas e transformistas, além de oferecer serviços como corte de cabelo, manicure e pedicure, dentre outros.

Para Fabety, um dos organizadores da Parada e morador da Cidade Baixa, a iniciativa “é um alerta e uma forma de conscientizar a população dos direitos das pessoas LGBT”.

Já Renildo Barbosa, presidente da PRO HOMO, aposta em uma manifestação de respeito à diversidade, que envolva a comunidade contra o preconceito. “Vamos mostrar as sete cores da Cidade Baixa e denunciar a discriminação e a agressão que a comunidade LGBT sofre diariamente, através de posturas homofóbicas, lesbofóbicas, machistas, sexistas e racistas”, afirma Barbosa.

Veja a programação de outros bairros:

28/09 - Parada da Diversidade do Vale das Pedrinhas
09/11 - Parada da Diversidade do Nordeste de Amaralina
23/11 - Parada da Diversidade de Brotas, Cosme de Farias e Luis Anselmo

Fonte: Daniela Novais/ABGLT
Contato da PRO HOMO: renildo.barbosa@gmail.com

postado por Tess Chamusca | 10:46 AM

1 Comentários:
Blogger Michel Santos disse...

Salve,salve,Tess...
Michel(ex-Aliança e rádio Zona)
Passei aqui pra prestigiar seu trabalho, que segue ótimo!um bjo!
Me passa seu e-mail!

21:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial