Elfas Design

sexta-feira, maio 23, 2008

25 anos de descoberta da AIDS: Ainda não há o que comemorar...


Já se passaram 25 anos desde que o mundo teve notícia da existência da AIDS e ainda não foi descoberto um meio de deter a disseminação do vírus. De acordo com o Fundo de Populações das Nações Unidas, 33 milhões de pessoas estão infectadas.

Até o ano passado, uma vacina contra a Aids, criada pelo grupo farmacêutico Merck, parecia avançar, mas os testes foram suspensos após 82 voluntários (49 vacinados e 33 do grupo de controle) terem sido contaminados pelo vírus.

"A defesa imunológica que a vacina conferiu aos participantes não foi suficiente. O vírus continuou passando [pelas defesas do corpo]", afirma Esper Kallás, infectologista, professor da Unifesp e coordenador dos testes com a vacina no Brasil.

O vírus HIV é desafiador por conta de sua alta velocidade em desenvolver novas formas genéticas. Isso tem deixado a comunidade científica sem esperanças, mas ainda bem que existem pesquisadores como Kallás, que não manifestam a intenção de desistir: "Não podemos abandonar a vacina. Não podemos dar uma declaração de derrota e voltar as costas para aquilo que pode ser a maior esperança para combater a epidemia".

Enquanto isso, façamos a nossa parte: Não adotar comportamentos de risco e usar camisinha!
Fonte: Folha Online, site do Programa Nacional de DST e AIDS

postado por Tess Chamusca | 4:45 PM

1 Comentários:
Blogger Mujer Amauta disse...

Bem, com todas as críticas aos diversos motivos para ainda não se ter uma cura ou prevenção efetiva da AIDS. Penso que a camisinha seja um método de detenção do vírus, cabe, claro, uma auto-crítica em torno das questões sociais que dificultam o seu uso, desde as limitações do nosso sitema de saúde às questões culturais que impõem à mulher muitas vezes a submissão à vontade do homem de usar ou não o "condom".

Enfim, ainda há muito a se fazer, mas muito também tem sido feito.

Saudações!

:~.

16:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial