Elfas Design

terça-feira, setembro 18, 2007

Carta conclama à discussão dos direitos sexuais

No dia 24 de agosto, foi realizado na UFRJ o seminário "Saúde, direitos sexuais e reprodutivos: subsídios para as políticas públicas". Promovido por diversas entidades, dentre elas Abrasco, Abep e UFRJ, o debate teve a participação do ministro da Saúde José Temporão e de representantes do IBGE, Fundação Oswaldo Cruz, universidades e ONGs.

Dentre os objetivos do evento estavam o estabelecimento de um contraponto ao fundamentalismo religioso e ao conservadorismo moral que ameaçam a garantia de um estado laico, a implantação de um planejamento familiar não coercitivo, o controle de DSTs e da AIDS e o entendimento do aborto como uma questão de saúde pública.

Como resultado do seminário, foi elaborada a Carta do Rio de Janeiro. Os posicionamentos indicados no documento foram construídos a partir da avaliação de políticas públicas e de diversas pesquisas realizadas em instituições de ensino superior no Brasil. Os organizadores do evento querem ampliar a participação da comunidade científica e da sociedade civil. Para isso, eles disponibilizaram um link para assinatura na web: (http://www.petitiononline.com/cartario/petition.html)

As pessoas que exercem sua sexualidade de maneira livre e independente por possuírem condições sociais e financeiras para tal devem lembrar que boa parte da população brasileira depende do Estado e não está sendo suficientemente atendida. Muitas mulheres têm feito abortos em situações inseguras e a AIDS está se tornando uma epidemia feminina. Leiam a carta e pensem a respeito!

postado por Tess Chamusca | 5:49 PM

1 Comentários:
Anonymous Anônimo disse...

Totalmente MUSA este texto hein pessoa!

Independente do embate "beatas" X "feministas", acho important�ssimo voc� falar sobre isso. Tem tudo a ver com o blog e esse tal livre exerc�cio da sexualidade.

10:24  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial