Elfas Design

terça-feira, fevereiro 26, 2008

O gênero, a literatura e a dança


Orlando no filme de Sally Potter

Hoje, às 20 horas, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, a intrigante história de Orlando, nobre inglês que, aos trinta anos se torna uma bela mulher, mais uma vez deixa as páginas impressas para ganhar corpo em outra manifestação artística.

Depois de dar origem ao filme homônimo dirigido por Sally Potter, o famoso livro escrito por Virgínia Woolf em 1928 inspira um espetáculo de dança.

"O Carvalho", vencedor do Prêmio Yanka Rudzka - edital de apoio à montagem de espetáculos de dança no estado da Bahia, não segue a risca os acontecimentos vividos por Orlando, mas enfatiza aspectos importantes da narrativa: as relações de gênero (e, por conseqüência, o corpo e a sexualidade), o ser humano e sua ligação com o tempo.

Virgínia Woolf joga com os padrões que nos posicionam como homens e mulheres. Desde o início, Orlando é um personagem ambíguo (possui traços andróginos e modos sutis). Ao se tornar mulher, mira-se no espelho sem nenhum sinal de perturbação. Convivem nele, sem maiores problemas, o masculino e o feminino.

O espetáculo expressa tal transitoriedade mesclando comportamentos atribuídos aos dois sexos nos dançarinos. Seus corpos representam uma identificação de gênero inacabada e não-fixa.

Além de descobrir a sensação das anáguas nas pernas, lidar com o assédio masculino e com a gravidez, Orlando tem a fantástica capacidade de atravessar os séculos (sua vida se passa entre o período quinhentista e 1928). Indo e vindo com toda liberdade, ele acaba por relativizar a noção de tempo. Fica a curiosidade: será que o espetáculo consegue exprimir uma "existência" tão complexa? Tem que ver para saber!

"O Carvalho" é interpretado pelos integrantes da Mantra Cia de Dança e tem direção de Fátima Suarez. Fundadora da Escola Contemporânea de Ballet, a coreógrafa atualmente dirige espetáculos nessa instituição e coordena o Mantra Centro de Dança e Arte Contemporânea.

Quando: 26 de fevereiro a 13 de março (terças, quartas e quintas).
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves.
Horário: 20 horas.
Ingressos (inteira): R$ 16.

Para os curiosos: Yanka Rudzka foi a primeira diretora da Escola de Dança da UFBA. De origem polonesa, ela trouxe para a Bahia os fundamentos da dança expressionista alemã.

postado por Tess Chamusca | 3:19 PM

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial