Elfas Design

quarta-feira, abril 02, 2008

Mostra exibe filmes de temática GLBTT

De 3 a 11 de abril, acontece a 1ª Mostra Possíveis Sexualidades, que reunirá, em Salvador, longas de ficção e documentários produzidos na Espanha, Brasil e Argentina. Os filmes serão exibidos no Instituto Cervantes, no circuito SALADEARTE (UFBA e Museu Geológico da Vitória) e na Sala Walter da Silveira (Barris).


A exposição fotográfica “Boneca Sai da Caixa” marca a abertura da Mostra, que ocorrerá às 19 horas, no Instituto Cervantes (Ladeira da Barra). Realizada pelo Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA, a exposição pretende mostrar os melhores ângulos dos personagens que, com suas fantasias, marcam a Parada Gay de Salvador e contribuem para a promoção de uma cultura da paz. O registro é composto de imagens produzidas em estúdio durante a Parada de 2007.

Nesta primeira edição da Mostra Possíveis Sexualidades, a curadoria realizada pelo professor Rodrigo Barreto compôs um quadro diversificado do tratamento da sexualidade no cinema, selecionando obras com personagens e temáticas homossexuais, bissexuais e transexuais. O evento marcará a estréia, em salas baianas, de três filmes bastante aguardados: "Onde Andará Dulce Veiga?" e o documentário "Uma Questão de Gênero", ambos nacionais, e o longa argentino “XXI”.

"Onde Andará Dulce Veiga?" tem roteiro baseado no romance de Caio Fernando Abreu e representa o retorno do cineasta Guilherme de Almeida Prado às telonas. O diretor de “Perfume de Gardênia” (1992) e “A Hora Mágica” (1998) virá à Mostra para discutir as interseções entre o cinema e a obra do escritor gaúcho no dia 05 de abril. Também estarão presentes no debate Állex Leilla, doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Leandro Colling, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA.

“Por que cinema gay? – Alternativas além do rótulo” é o tema da mesa de discussão que será promovida pela Mostra no dia 04 de abril. O debate contará com a presença de Denilson Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), Miguel Albaladejo, diretor do badalado filme espanhol "Filhote" (2004) e Rodrigo Barreto, doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e co-idealizador da Mostra Possíveis Sexualidades. Na mesma ocasião, Denilson Lopes lançará o seu livro “A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens”.

Os filmes poderão ser vistos a preços populares (R$4) no circuito SALADEARTE e na Walter da Silveira e gratuitamente no Instituto Cervantes. A Mostra Possíveis Sexualidades é patrocinada pelo Fundo de Cultura da Bahia, programa de incentivo a produções artístico-culturais da Secretaria de Cultura do estado da Bahia.
Gente, a programação completa e maiores informações podem ser acessadas no blog do evento: http://www.possiveissexualidades.wordpress.com/

postado por Tess Chamusca | 9:52 PM

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial